Exposição "EU COMO VOCÊ" Grupo EmpreZa.


A exposição é uma retrospectiva do coletivo que há 13 anos tem se dedicado a pensar o corpo, a performance, construções simbólicas e que atualmente conta com dez componentes – Aishá Kanda, Babidu, Helô Sanvoy, João Angelini, Marcela Campos, Paul Setubal, Paulo Veiga Jordão, Rafael Abdala, Rava e Thiago Lemos. A mostra é composta por duas áreas: Eu como Você e Sua Vez. A primeira apresenta a documentação – registros fotográficos e filmagens – de performances que aconteceram ao longo dos treze anos de existência do GE. Essa sala nos ajuda a entender a trajetória do grupo através de uma generosa seleção de seus trabalhos.
O espaço Sua Vez se propõe a realizar uma experiência inovadora no Museu. Durante o tempo da exposição, a sala será ocupada pelos emprezários e emprezárias e por grupos e artistas convidados. O público poderá interagir com os artistas e entender o seu processo de criação, como num ateliê coletivo onde o processo artístico será diariamente construído coletivamente e, portanto, partilhado. Como dá a ver o título da sala, o público é chamado a, como interlocutores e/ou participantes, ter “sua vez” na obra do EmpreZa, bem como em processos ampliados de criação.
A exposição ultrapassará as paredes do Museu e se alastrará pela cidade. Ao longo dos meses de exposição o Grupo EmpreZa irá ocupar uma residência no Rio de Janeiro onde artistas convidados poderão intensificar a troca de experiências e criação de novos trabalhos. Os resultados dessa vivência poderão estar presentes dentro das salas expositivas do MAR ou espalhados em intervenções e ações pela cidade. Com a mesma força que o EmpreZa ocupa as salas do Museu, ele também ocupará a cidade.
Com uma curadoria coletiva entre o MAR e o Grupo EmpreZa – numa conversa estreita entre artistas e instituição –, Eu como Você apresenta um vasto panorama da produção do Grupo EmpreZa e reafirma a potência do MAR como um museu de processos. Com o Grupo EmpreZa,MAR também estende sua ação a um processo de trocas com o Centro-Oeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEM TÍTULO I, 2012.

PoA, 2013