13° SNAI – Salão Nacional de Artes de Itajaí


Acontece de 16 de novembro a 15 de dezembro de 2013 o 13° SNAI – Salão Nacional de Artes de Itajaí.  O Salão conta com a curadoria de Josué Mattos, Cauê Alves e Divino Sobral. Participo com dois trabalhos: Sem Título - 2012 e Verso, Inverso, transverso – 2013. O evento conta com 58 artistas selecionados e 7 artistas convidados, apresentando um importante recorte da produção contemporânea de arte no Brasil. 





 Helô Sanvoy - Sem Título, 2012. Recorte em jornal. 5 módulos de 32 x 28 cm cada.


O trabalho é composto por 5 páginas de jornal, as quais tiveram as informações textuais recortadas. As páginas originariamente foram publicadas em um caderno especial de um jornal de Goiânia-GO, trazendo elementos da fauna e flora, animais, plantas, terra fértil, etc. Cada elemento foi colocado dentro de uma caixa transparente simulando um expositor, na base de cada caixa há uma ficha técnica, a baixo, uma inscrição referente à campanha feita pelo jornal sobre consequências futuras dos atuais desmatamentos.
Sobre o recorte: Ao retirar o texto de um jornal, procuro trabalhar com possíveis diálogos entre a matéria publicada e os espaços vazios originário do recorte onde ficavam os textos. Convido o publico a completar esses espaços de alguma forma, com fábulas, com versões próprias dos acontecimentos, com resquícios de memória das notícias publicadas nessa mídia.
            Sobre as imagens: O editorial atribui o status de raridade aos elementos representados na publicação, os dando assim, o direito de ocupar o espaço de um museu, direito esse, atribuído por consequências futuras de atuais desmatamentos. Aproprio desse pensamento proposto pelo jornal, retirando a publicação do lugar publico, e a levo para o local expositivo, confirmando assim a previsão da matéria divulgada. O trabalho dialoga diretamente com a carga de significados carregada pelo cubo branco e a atribuição de valores a objetos que ocupam esse espaço.



VERSO, 2013. Carimbo e grampo, 17,5 x 14 x 5,5 cm.
INVERSO, 2013. Carimbo e grampo, 17,5 x 14,5 x 5,5 cm.
TRANSVERSO, 2013. Carimbo e grampo, 22 x 14 x 5,5 cm.


Cada trabalho é composto por 2 carimbos e dois grampos sargento tipo “C”, cada carimbo tem gravado em sua base a palavra que dá seu título (VERSO, INVERSO, TRANSVERSO), um com a escrita normal  e o outro espelhado. Ao colocar um carimbo de frente ao outro, coloca se em diálogo o espelhamento da palavra, contaminando também o objeto. A força exercida pelos grampos mantém o objeto unido pela pressão.





.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEM TÍTULO I, 2012.

PoA, 2013